terça-feira, 13 de janeiro de 2015

C-47 FAB 2015


Modelo: C-47A Skytrain
Ano de Fabricação: ?
Numeração (c/n): 19961

Histórico: (em breve)







Fotos:













4 comentários:

VMM09 disse...

Boa Noite aos responsáveis por este blog.
Nos interessamos pelo projeto DC3 Brasil, pois somos de Aragarças e temos um projeto de instalarmos um Avião desse modelo, pois o mesmo faz parte da história deste município (ARAGARÇAS-GO), tendo aqui ocorrido o Primeiro Sequestro de Avião do MUNDO.
Gostariamos deste primeiro contato para que possamos organizar uma carcaça deste modelo, pois o colocaremos em praça pública, em frente ao Aeroporto Cid Lana Batista, resgatando e guardando pra sempre a história de nosso país Brasil.
Lembrando que Aragarças foi a Capital da Marcha para o Oeste, descendo aqui importantes nomes da história brasileira como os Presidente Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.

Victor Mendes
victormm09@gmail.com

Silvio Adriani disse...


Olá

Osrs sabem onde posso conseguir informaçoes sobre o C-47 FAB 2023 do 2º Grupo de Transportesque - RJ que colidiu com uma montanha em Florianopolis em 6 de junho de 1949?

Gostaria do maior numero de informacóes sobre esta aeronave ANTES do acidente.

Sabem quem pode me orientar?

Saudaçoes Cordiais

Silvio Adriani

Gabriel Lúcio da Silva disse...

Olá Silvio. Por coincidência, meu falecido avó, que na época servia na Base Aérea de Florianópolis, foi um dos que participaram da missão de resgate dos corpos. Lembro de ele me contar que estava muito frio e fazia uma forte neblina no topo do Morro do Cambirela.

Consegui um link do Jornal O Estado, da época do acidente e relata alguma coisa. Não cheguei a ver se nas edições seguintes, aborda ainda sobre o acidente

http://hemeroteca.ciasc.sc.gov.br/oestadofpolis/1949/EST194910502.pdf

Também tem esta reportagem:

Domingo, dia 7 de junho, faz 60 anos do primeiro acidente aéreo grave em Santa Catarina. O ano era 1949.

FAB - Força Aérea Brasileira - Correio Aéreo Nacional Douglas DC-3 (C-47B-50-DK), Prefixo: FAB-2023

O avião militar — em missão pelo Correio Aéreo Nacional — ia do Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis (FLN/SBFL), com destino ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (POA). A bordo estavam 13 recrutas, nove civis (incluindo quatro mulheres) e duas crianças, um grupo de seis tripulantes.

"O vôo 2023 era rotineiro. Logo após a decolagem de Florianópolis, às 14h, o C-47, realizava o vôo sob condições meteorológicas adversas. Quatro minutos após a decolagem, a tripulação informou pelo rádio que estava voando por instrumentos. Em seguida o DC-47 chocou-se no Pico da Cambirela, no município de Palhoça. As equipes de resgate levaram 27 horas para chegar ao local do acidente. Todos os 28 ocupantes morreram no acidente. Era — até aquele momento — o pior acidente da história da aviação brasileira.".
(Click RBS SC - 05/06/2009 - BLOG do Cacau Menezes)

Vou ver se consigo mais alguma coisa.
Espero ter ajudado.

Silvio Adriani disse...

Ola Gabriel, como se chamava o seu avô? Nome completo? e Posto?