Atualização: 08/01/2016
Modelo: C-47B-1-DK
Ano de Fabricação: 1943
Numeração (c/n): 14233 / 25679
Histórico: Primeira utilização pela USAAF - registro 43-48418. Adquirido pela FAB, recebeu o registro FAB-01 e posteriormente FAB 2009. Foi o 1º C-47 utilizado pela FAB dentre uma série de 82 aeronaves deste tipo. Em 9 de fevereiro de 1945, foi entregue ao 2º Grupo de Transporte no Rio de Janeiro; em 30 de janeiro de 1957, ao 1º Grupo de Transporte também no Rio; em 28 de junho de 1965, à Base Aérea de Brasília (à disposição do QG da 6ª Zona Aérea); em 21 de maio de 1969, ao 1º Esquadrão de Transporte (Belém), onde permaneceu até sua desativação em 1978. Durante o tempo em que permaneceu no serviço ativo da FAB, cumpriu missões no Correio Aéreo Nacional, suporte assistencial às comunidades da amazônia, onde realizou transporte de suprimentos e auxílio médico para a população interiorana e indígena, além de missões religiosas e de apoio aos batalhões de fronteira.
Em 22 de setembro de 1978, o “2009” foi merecidamente trasladado em para o Museu Aeroespacial, em seu último vôo, pilotado pelo Major Mario Kallfez e pelo Tenente-Brigadeiro-do-Ar Deoclécio Lima de Siqueira, que, como capitão da aeronaltica em 1944, foi um dos homens encabeçados em trazer os primeiros “C-47” para o Brasil.
Vídeo no youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=qZJuxOjwzP8
Em janeiro de 2015, passeando no Rio de Janeiro, tive o privilégio e a honra de conhecer de perto esta maravilha alada. Como dakoteiro de plantão, foi a realização de um sonho pessoal de anos, de ver e entrar a bordo e sentir o cheiro de um Dakota. Meus objetivos futuros será a de conhecer a todos os Dakotas sobreviventes no Brasil e quem sabe, voar em algum dos C-47/DC-3 ainda em operação pelo mundo.
Vídeo no youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=qZJuxOjwzP8
Em janeiro de 2015, passeando no Rio de Janeiro, tive o privilégio e a honra de conhecer de perto esta maravilha alada. Como dakoteiro de plantão, foi a realização de um sonho pessoal de anos, de ver e entrar a bordo e sentir o cheiro de um Dakota. Meus objetivos futuros será a de conhecer a todos os Dakotas sobreviventes no Brasil e quem sabe, voar em algum dos C-47/DC-3 ainda em operação pelo mundo.
a
Local: MUSAL - Museu Aerospacial - Campo dos Afonsos - Rio de Janeiro/RJ
a
Fotos:
a
Foto à esquerda de 1963, reabastecendo no pátio do CAN - Destacamento de Base Aérea de Belo Horizonte.
À direita, seu último vôo com destino ao MUSAL - 1978. (fotos de Vito Cedrini)
a
Um comentário:
Este C-47 ¨participou" da rebelião de Jacareacanga.
Postar um comentário