Tipo: C-47A-90-DL (c/n 20193)
a
a
Histórico: Entregue a USAAF em 04/05/1944. Após a guerra, foi repassado à agência governamental RFC (Reconstrucion Finance Corporation), encarregada de armazenar, vender e sucatear aeronaves utilizadas na guerra. Recebeu a matrícula civil N53594, sendo comprado pela Meteor Air Transport em 1947. Acidentou-se em 1949 nos EUA. Reparado, recebeu nova matrícula - N4908V em mãos da Allied Aircraft Corp. Nos EUA ainda pertenceu a empresa seguradora Bankers Life and Casualty Company até 1954. No Brasil, recebeu a matrícula PP-AKA e voou pela Transportes Aéreos Nacional apartir de 1954 até 1961 já como consórcio Real-Aerovias-Nacional que por sua vez é absorvida pela VARIG em agosto de 1961. Na VARIG, o DC-3 PP-AKA e retirado de serviço em 1970 e no ano seguinte, doado para o Museu da Brigada Paraquedista restaurado na configuração militar C-47, recebendo prefixo FAB-2017. O verdadeiro C-47 FAB-2017 que a força aérea utilizou, inclusive pelos paraquedistas, é o hoje o VARIG PP-VBN. (fonte: http://www.ruudleeuw.com/guestphotos-19.htm)
a
Local: Museu da Brigada de Infantaria Paraquedista no Campo dos Afonsos - Rio de janeiro/RJ
a
a
Foto:
a
Colaboração: http://www.airliners.net/photo/1541691 e www.aeroentusiasta.com.br/forum (por Vito Cedrini)
Nenhum comentário:
Postar um comentário