terça-feira, 7 de julho de 2009

DC-3 PT-KZF

a
Tipo: C-47A-90-DL (c/n 20244)
a
Histórico: Foi entregue a USAAF sob o nº 43-15778 e repassado a US Navy (N5900V). No Brasil, voou na Aerovias Brasil (prefixo PP-AXZ), depois pertenceu a Aeronorte até 1961 (prefixo PP-NBL). Adquirido pela FAB, recebeu o registro FAB-2069. Em outubro de 1978 a FAB vende a aeronave a VOTEC, juntamente com outros cinco C-47s, onde recebe o prefixo PT-KZF (os demais: PT-KZE, PT-KZG, PT-KYW e PT-KYX), sendo novamente adaptado para uso civil nas oficinas da Motertec. Na década de 80 a TAF adquire a aeronave para vôos regionais e acaba utilizando-a por um curto período. Apartir de 2004 a aeronave passa por uma restauração com o objetivo de ser doada e exposta em local público. Em 2007, o avião e transportado e remontado onde atualmente se encontra.
a
Local: Parque Pedagógico Apoena Eco Park, localizado no município de Pacatuba, na região Metropolitana de Fortaleza/CE.
a
Fotos:
a

A esquerda, em setembro de 1979 em Jacarépaguá. A direita, em 1982 em Goiania.
Em 1999 - Aeroporto Pinto Martins.
Em processo de recuperação...

...para ser finalmente trasportado até o Parque Apoena

8 comentários:

Anônimo disse...

olha1foi uma surpresa muito agradável saber que em pacatuba voces estão a frente de um trabalho maravilhoso preservando a história da aviação principalmente dessa aeronave que teve uma importancia sem par na segunda guerra mundial.Parabens pela iniciativa mostrando aos jovens a importancia de cuidar tambem do passado é cultura.Sou do Aracati e resido no Rio.Carlos Zaranza.

Anônimo disse...

eu ja fiu nesse parque e fizeram um cinema dento do avião!

Márcia disse...

Foi uma surpresa sem tamanho, ver que além de trabalhar a consciência dos jovem para serem cidadãos planetários, ainda resgata parte da história do nosso pais através da aviação. Foi um show a aula assistidas pelos jovens, dentro desse histórico avião. Vocês que fazem o Apoena Ecopark estão de parabéns.

Unknown disse...

top

Henrique Haniel disse...

Visitei este parque em 2013, quando tinha 10 anos, em uma aula de campo da escola que estudo até hoje, na época, fazia a quinta série, e entrei no KZF junto com meus amigos e colegas, na época, não era muito interessado em aviação, mas quando fui chegando na metade da minha adolescência, o bichinho da aviação me picou e aí não teve mais jeito, virei um apaixonado por aviação. E hoje, 7 anos depois, cursando o terceiro ano do ensino médio, faltando menos de 15 dias para completar meus 17 anos de vida e de quarentena devido ao Covid-19, me surge a curiosidade de saber qual era aquele avião que eu havia entrado ainda quando era criança e ainda um verdadeiro leigo em aviação, e então descubro que aquele avião era nada mais nada menos do que um icônico Douglas DC-3, melhor ainda, um C-47, sua versão militar, convertido para avião de passageiros. Eu sei que muito dificilmente alguém vai ler esse comentário agora em 2020, tendo em vista que essa postagem foi feita a mais de 10 anos, mas enfim, apenas gostaria de expressar a alegria que estou sentindo de já ter visto e entrado em um avião tão lendário.

Ps.: Se alguém chegar a ler esse comentário, que Deus lhe abençoe grandemente.

Hercules disse...

Henrique, li seu comentário. Visitei recentemente o Apoena com a família, e sem duvida o que me levou ao local foi poder conhecer de perto essa relíquia da aviação, felizmente preservada, coisa rara no nosso país. Foi uma experiência muito bacana, fizemos muitos registros. Recomendo demais.

Anônimo disse...

Amém

Anônimo disse...

Tenho foto dele FAB2069