segunda-feira, 6 de abril de 2009

DC-3 PP-VDM

a
Atualização: 12/01/2016

Modelo: C-53-DO Skytrooper*
Ano de Fabricação: 1942
Numeração (c/n): 7333


*A versão Douglas C-53 Skytrooper, foi projetada para transporte de tropas. Aparentemente semelhante ao modelo DC-3, porém o piso de carga não era reforçado, não possuía porta de carga e acessório de elevação, assim, eram menos flexíveis em operação do que o C-47 Skytrain. Apenas foram construídas 380 aeronaves desta versão.

Histórico: Entregue a USSAF serviu a guerra sob o registro 42-15538. Após, já 1944, voou com os prefixos YS-21 (TACA El Salvador) e TI-75 (TACA  da Costa Rica). Em 01 de junho de 1954 chegou ao Brasil para voar pela empresa Real / Aerovias Brasil (pertencente ao mesmo grupo dona da TACA), onde recebeu a matricula brasileira PP-AVJ e o nome “Bahia”. Em agosto de 1961 a Aerovias Brasil é vendida a VARIG. Em seguida a VARIG "vendeu" a aeronave para o Governo do Estado da Guanabara, que alterou sua matricula para PT-CGL, que a empregou no Departamento de Serviços Aéreos e Defesa Civil, no entanto quem a operava era a Jahu Transportadora Aérea Ltda, onde recebeu o nome de “Esperança”. Em 1966, a VARIG "comprou" o avião de volta e alterou novamente sua matricula para PP-VDM. A VARIG vendeu novamente a aeronave para a Companhia Meridional de Mineração S.A. em janeiro de 1972, que por fim a vendeu para a Amazônia Mineração em 1980, sendo o primeiro avião a pousar no aeroporto de Carajás. 
Devido ao alto custo de manutenção e a dificuldade de encontrar peças de reposição, a aeronave foi aposentada em 1982. Em 2008 a Empresa Vale bancou uma  limpeza e manutenção na aeronave.

a
Local: Aeroporto de Parauapebas/PA
a
Fotos:


A aeronave nas cores da Aerovias...  
 e da VARIG junto ao Aeroporto de Itaiatuba/PA



Em seu local atual, antes da limpeza:





Durante a limpeza:






Após a limpeza realizada.

















7 comentários:

William Müller disse...

Amigo, tenho fotos atuais, estive lá hoje. william_muller@outlook.com

Gabriel disse...

Opa legal. Podes mandar para meu e-mail. Publico com créditos para você.

Gabriel Silva disse...

Opa legal. Podes mandar para meu e-mail. Publico com créditos para você.

Rabras disse...

Eu já entrei dentro desta aeronave, provavelmente o ano foi 85-86, o mesmo ficava exposto em frente ao Carajás Social Clube, Carajás PA, Vila de N5 da CVRD.

MORAES disse...

Rabras, eu morei no N5 em Carajás, meu pai era funcionário da CVRD. Eu, com apenas 10 anos, era apaixonado por este DC-3...

Izalean lima disse...

Muito lindo essa história , quase todos os dias vejo ele no aeroporto de Carajás em Parauapeba-pa.
Por curiosidade fiz a pesquisa do prefixo e encontrei esse belo conteúdo.

Anônimo disse...

Fiz do mesmo jeito kkk sempre passei por ele e hoje resolvi pesquisar! Muito interessante a história!