sábado, 2 de maio de 2009

DC-3 PT-KVA


A
Histórico: DC-3 c/n 4756. Segundo links abaixo, no Brasil, pertenceu primeiramente a TAN (Transportes Aéreos Nacional) entre julho de 1957 a julho de 1959, com o prefixo PP-ANY. Existem informações na internet, de que uma aeronave com o mesmo prefixo foi usada em 1955 na campanha presidencial do candiato JK, tendo sido adquirida ou alugada pela TAN ao PSD, sendo então reformada em Miami, ganhando motores novos e equipamentos de escritório, camas, poltronas especiais e pintado nas cores azul e branco com os dizeres na proa "Bandeirante da Legalidade" a pedido do próprio JK. Será que é o mesma aeronave? Depois disto consta que foi comprado pela FAB, passando a existir como um C-47, matrícula 2073 até ter sido adquirido pela RICO, em junho de 1977, voltando a ganhar uma matrícula civil, agora PT-KVA. Ainda pertenceu ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, de 1977 a 1978, chegando finalmente nas mãos de seus últimos proprietários, os irmãos Willian José Lima e Wilson Clever Lima, os "Irmãos Metralhas", pioneiros da aviação nos garimpos de Alta Floresta/MT, que utilizaram esta e mais outra aeronave DC-3 para o transporte de pessoas e carga à aquela região. Depois de anos de uso, na década de 80, foi colocado exposto em frente ao aeroporto municipal, a merçê de vandalos. Em 2006, a aeronave fora doada por seus proprietários, ao Município de Alta Floresta/MT, sendo executado um completo trabalho de restauração, para ser contemplada em local público.
a
Local: Praça Cultural do Município de Alta Floresta/MT

Links com mais informações:



Vídeo Matéria: https://www.youtube.com/watch?v=QAU4PdblB-4 

Fotos:
(fotos detalhadas antes da reforma)





Antes da restauração, em frente ao aeroporto do município, e...


...sendo transportado até o seu local definitivo, após restauração.

Inauguração junto a praça, no dia 28/03/2009.

A aeronave em seu local definitivo (2009).

3 comentários:

Anônimo disse...

eu moro em alta floresta onde o pt kva esta la dentro e aberto ao publico e passa filme numa tv de plasma e tem u ar eletrolux ligado durante os filmes

Anônimo disse...

Morei em Alta Floresta no inicio da década de 90, trabalhei no aeroporto por um tempo e conheci esse avião ainda em atividade.

Anônimo disse...

Corrigindo, a comentário anterior, era década de 80...e não 90 como disse anteriormente