quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

DC-3 PP-VBN

Tipo: C-47B-20-DK (c/n 15476 / 26921)
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Histórico: Entregue em 1944 à USAAF em 23/12/1944 sob o nº 43-49660. No Brasil voou inicialmente pela FAB, em 07/05/1945 com a matrícula FAB-09, depois FAB-2017, sendo retirado de serviço e vendido à VOTEC em 10/10/1978, sob a matrícula PT-KZG após remodelação para uso cívil na MOTORTEC - Rio de Janeiro. Em outubro de 1986 foi exposto no aeroporto de Congonhas, São Paulo, durante a semana da ASA ainda nas cores básicas da VOTEC. Depois foi vendido à Royal Taxi Aéreo - Belém, em 27/07/1986 que arrendou a aeronave à Aero Beni, de Trinidad, Bolívia, entre 1988/1989. Abandonado no Aeroporto de Val-de-Cães em Belém, foi adquido pela Wee Air em 1996. Pintado completamente de branco ficou algum tempo no aeroclube de Blumenau/SC, até a sua compra por um grupo de quatro aeronautas (ver 1º link abaixo) em 1997 e doado ao Aeroclube do Rio Grande do Sul onde por alguns anos realizou uma série de vôos panorâmicos pela região de Porto Alegre e algumas aparições em shows aéreos pelo Brasil, recendo a matrícula final PP-VBN, em homenagem ao último DC-3 retirado de serviço pela VARIG, empresa esta que auxiliou na restauração desta aeronave. Por fim, em 2007, foi comprado por um empresário do interior paulista. Hoje (2009), está abrigada em um sofisticado hangar no município de Mococa/SP, no aeródromo particular na Fazenda Caiapó, pertencente a Caiapó Agropecuária (ver 3º link abaixo). Faz ocasionais aparições em eventos no Estado de São Paulo, como no Domingo Aéreo da AFA, em Pirassununga e no Aeroclube de Rio Claro. É um dos dois DC-3 em condições de vôo, hoje no Brasil (o outro DC-3 é o "Rose' pertencente ao Museu Asas de Um Sonho - Fundação TAM).
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Local: Fazenda Caiapó - Mococa/SP
Fotos:

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Ainda com a matrícula PT-KZG, estacionado no Aeroporto Santos Dumont/RJ em 25/09/1980




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No aeródromo de Jacarepaguá em 01/09/1984



Hangarado no Aeroclube do Rio Grande do Sul e em manutenção em 19/03/2005.


Em exposição na AFA de Pirassununga, em ocasião do Domingo Aéreo 2007.

Interior da aeronave.



A "velha águia" em pleno funcionamento.




Atual "berço da velha águia". Um dos mais bem equipados hangares do mundo.Possui uma área total de 4.200m2, suficiente para abrigar em seu interior uma aeronave Boeing 737-800. Construído pela Dumont Eng. e Cons. Aeroportuária.



13 comentários:

sida disse...

Ja estive dentro desse avião sentei na poltrona do piloto quando fui fazer uma manuntenção na cobertura deste hangar em 2006 foi uma experiencia unica entrar em um dos dois unicos DC-3 em capacidade de voar De Eduardo Henrique Metzger

Anônimo disse...

Legal saber o histórico, voei neste DC-3 em Porto Alegre quando fazia vôos panorâmicos. Experiência única! Pena que o voo era muito rápido, em torno de 20 minutos.

Vitor e Ana disse...

Museu Asas de um Sonho já era! Infelizmente fechado em janeiro de 2016 e sem projetos futuros. A versão militar desse avião era o Dakota C-47, e voamos em um deles, durante as festividades de 70 anos do "Dia D" na Normandia, em junho de 2014.
Foi a maior reunião de C-47 em condições de vôo, por décadas, na Europa.

Jose disse...

Ele está sendo reacondicionado e revisado para entrar em voo novamente

World_NSJ disse...

Eu já visitei este hangar, quando fui (recentemente) ele estava em manutenção

Manoel Evandro Piloto DC-3 PP-KZG disse...

Bom dia pessoal...é com uma alegria radiante e um forte emoção que recebo estes informativos sobre este veterano avião. Tenho comigo em CIV registrada nada menos que 1000 horas voando neste protótipo quando o mesmo estava sediado em Belém do Pará na sede da Royal Táxi Aéreo. Onde o mesmo tinha sua matrícula PP-KZG e fazíamos vôos para toda região Norte. Nossa base inicial era no Município de Monte Dourado...onde operavámos com este aviao a serviço da empresa mineradora Transamazônica...transportando garimpeiros e materisis de ligística para mineradora . Na êpoca fui seu 2° Piloto ( Co Piloto- Evandro)...componfo a tripulaçao com o 1° Piloto- Viegas, um ex-combatente da FEB! Que ficou em missso na Itália na reserva dos pilotos de Caças...formando a força aliada.
Este Avião é uma Pérola valiosa..me sinto orgulhoso e feliz por ter pilotado essa máquina voadora magnífica...tenho em memória...momentos indescritíveis de pouco a e decolagens com esse lindo e amável avião...nas pistas a enumerar...Santarém...Macapá...Monte Dourado...Belém...e muitas outras pistas de garimpos.Transportavámos..tambores de óleo diesel...mantimentos e equipamentos para mineradora. Chegamos a usá-lo para transporte de tropas de Policiais Militares do Batalhao de Sanrarem para Monte Fourado em missso de repressao a drogas e a milícias infiltradas nos garimpos sa região. Só para lembrar...quem me checou neste avião...foi o nosso querido Comandante da Base Aérea Militar de Belém..Coronel Machado...na época. Já deve está na reserva da FAB mo minimo como Tenente Brigadeiro. Grande Pilotoe checador de DC-3 a quem tive a honra de conhecê-lo pessoalmente e ser chegado por ele para tripular essa incrível máquina voadora lendária PP- KZG que hoje se encontra em Mococa-SP com nova pintura e novo Prefixo...mas carrega em sua certidão de nascimento bravas histórias de serviços prestados ao Estados Unidos..na II Guerra Mundial! Ao Brasil na ala de Esquadrão de Transporte 1° ETA - Base Belém FAB...depois a VOTEC ..um a Táxi Aérea com uma Base em Belém chefiada pelo Sr. Luiz Tourinho Barreto...a quem tive o privilégio de trabalhar ao seu lado com um staff administrativo Sra. Lúcia Monroe..atualmente aposentada pelo Banco Central do Brasil...e Sra. Glória Monroe da contabilidade. E para encerrar...concluo: a tripulação completa do PP-KZG. 1°Piloto - Viegas, 2° PPiloto Evandro e nosso mecânico de vôo - Chuvisco...como era chamado...personagem que conhecia a mecânica do nosso querido avião e que cuidava da sua manutenção na íntegra. Sair da Royal Táxi Aérea por ter concluído o contrato no garimpo...voltando pra Belém...onde este grande avião ficou no Pátio da Base Aérea de Val de Cana a espera de novas rotas e até um novo dono. O quê aconteceu.
Obrigado e parabéns ao seu novo proprietário por cuidar bem e dar condições de manter este veterano avião...uma lenda viva.
Parabenizo também dos mecânicos que são exímios conhecedores dos motores convencionais tipo Radial em Estrela...que é o tipo usados neste avião.
Meus cumprimentos saudosista,
Piloto Comercial de Avião
Manoel Evandro Barbosa da Silva
PC/Mult/IFR lic.22.173
Cód.DAC 56.945

Manoel Evandro Piloto DC-3 PP-KZG disse...

Ratificando número da Licença de Piloto Comercial: Lic. 22.172..
Onde ler 22.173 .DAC

Manoel Evandro Piloto DC-3 PP-KZG disse...

Onde se ler PP- KZG , leia - Se PT- KZG

RRMola disse...

...e onde se lê FEB leia-se FAB, correto?

Carlos Alberto Gonçalves da Silva disse...

FEB = Força Expedicionária Brasileira, foi uma força militar aeroterrestre que durante a Segunda Guerra Mundial foi responsável pela participação do Brasil ao lado dos Aliados na Campanha da Itália.

Unknown disse...

Excelente recordação. Meu falecido pai foi mecânico deste avião. Ele trabalhou na TAC - Transportes Aéreos Catarinense e depois na Cruzeiro do Sul. Quando morei em Blumenau, atrás da pista do aeroclube, fiquei fascinado por saber que o o avião que meu pai conhecia tão bem estava tão perto da minha residência. Uma dessas coincidências do destino. Hoje lendo algumas reportagens sobre aviões antigos, lembrei do DC3 e fui pesquisar. Fiquei feliz com o projeto e com o respeito e cuidado com essa preservação histórica. Parabéns pela iniciativa e cuidado. Abraço ao idealizador do projeto.

Gabriel Silva disse...

Gostaria de parabenizar a todos que publicam e contribuem com preciosas informações sobre as aeronaves aqui postadas em nosso humilde blog. Agradeço aos elogios. Gostaria de poder fazer muito mais do que a publicação de informações sobre essas belas aeronaves. Infelizmente em nosso paias a cultura de preservação de aeronaves clássicas, é muito precária. Um abraço a todos.

Gabriel Lúcio da Silva
Projeto DC-3

Anônimo disse...

@Manoel Evandro Piloto DC-3 PP-KZG esse operava no aeroclube do pará?