segunda-feira, 6 de abril de 2009

DC-3 PP-YPU

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Histórico: C-47-5-DK (c/n 12303). Produzido em 11/01/1944 e entregue a USAAF sob o nº 42-92496 e cedido à RAF (Força Aérea Britânica) onde recebeu o prefixo FZ-697. Finda a II Guerra Mundial, retornou a USAAF, sendo doado para a Força Aérea Canadense. No Brasil voou nas seguintes empresas aéreas: LAN (Linhas Aéreas Natal) de 1946 a 1950, sob o prefixo PP-JAB; pela Real, após a compra da LAN, em 1950, com o prefixo PP-YPU; por último pela VARIG, apartir de 1961, após ter adquirido a Real. Desativado pela VARIG, foi vendido para a Caraíba Metais SA (Grupo Pignatari) que o transformou em avião executivo. Em 21 de maio de 1976 foi adquirido pela Cooperativa de Colonização 31 de Março Ltda – COOPERCOOL – com sede em Barra do Garças-MT. Após ter sido utilizado pela Coopercol o avião foi emprestado para a Empresa de Colonização Conagro, que era dirigida por Norberto Schwantes. Em maio de 1977 Guido Rauber, juntamente com a diretoria da Coopercol, requereram a devolução do avião para a Cooperativa. De posse do Avião a diretoria da Coopercol tentou viabilizar uma linha de transporte aéreo de Canarana a Barra do Garças, mas em função dos custos de manutenção e combustível a idéia se tornou inviável. A diretoria então tentou vender o avião. Estipulou um preço, mas não apareceram interessados no negócio. Os meses foram passando e o avião começou sofrer os danos do tempo e da ação de pessoas. Em 1981 o gerente da Coopercol, Guido Afonso Rauber, sugeriu para a diretoria da Coopercol que o Avião fosse doado para a Prefeitura a fim de ser colocado na Praça Central e servir de monumento. A inspiração desta idéia Guido buscou numa praça existente na cidade de Canoas-RS, que também tem um avião como monumento. O Administrador Municipal Luiz Cancian aceitou a doação e ajudou no transporte do Avião desde o aeroporto situado na atual Avenida São Paulo até a Praça Siegfrid Roewer em maio de 1981. A aeronave foi puxada por um pequeno trator e foi necessário o corte de algumas árvores para possibilitar sua passagem pelas ruas e avenidas. No início o Avião foi colocado rente ao chão e com isso continuou sofrendo danos. Em 1990, na Administração Darci Romio e Guido Rauber, o avião foi suspenso com pilares de concreto na altura que se encontra até hoje.
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Local: Município de Canarana/MT, junto a Praça Siegfrid Roewer no Centro da Cidade.
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Links:
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http://www.gentedeopiniao.com.br/ler_noticias.php?codigo=40047
http://www.canarana.mt.gov.br/historia.html
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Fotos:


A esquerda ainda em serviço pela cooperativa. A direita sendo rebocado...


até o seu local definitivo. Justa homenagem.





Exposta em posição de vôo.

Um comentário:

Jorge Brito disse...

Este grande "classico dos classicos". DC-3, PP-YPU, REAL foi o primeiro avião comercial que voei com meu Pai. Era criança e marcou minha vida até hoje não esqueço dessa felicidade que meu Pai me presenteou no dia do meu aniversario e "inauguaração" de Brasília . Amor a primeira vista.Este mês fazendo exatamente 51 anos.Fui sentado na fila 5, janela do lado direito.A ultima vez que ví essa bela "aguia" voando, foi em 74, no Aeroporto Santos Dumont-RJ. Justamente quando estava fazendo o curso de Piloto Comercial e IFR, na Eapac. Fico imensamente feliz em ver e saber que ate hoje essa "velha aguia", continua viva e resistindo aos anos. Ai que saudades do PP-YPU, da REAL. Que continue por mais dezenas de anos. Fazendo parte da historia da aviação comercial Brasileira . Um verdadeiro Bandeirante desbravador do nosso Brasil e Planeta Terra. Meus parabens ao DC-3, PP-YPU. saudades, do Cmte. Jorge Brito